.

https://br.sputniknews.com/popup/radio/

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Monsenhor Paulo MG - da série ' Cidades de Minas "


1° encontro de Motociclistas  de MONSENHOR PAULO








Um povo simples e acolhedor , eu desejo voltar . . .

História                                                                                                                                                    
Quando em 1870, o proprietário da fazenda Conceição, Major Mathias Antônio Moinhos de Vilhena, construiu na sede da localidade uma capela para que o filho, Padre Paulo Emílio Moinhos de Vilhena, vigário da Paróquia da Campanha, viesse dar assistência aos fiéis do povoado de Vargem Grande. Devoto de Nossa Senhora da Conceição, a imagem da Santa é quem abençoava o vilarejo que se erguia no entorno da fazenda.
Consta do Almanaque Sul Mineiro do ano de 1874 referência à povoação de Vargem Grande:
 “Também, na Vargem Grande, a três léguas da Campanha projeta-se a criação de uma população; já lá construíram uma capela a Nossa Senhora da Conceição e ao redor dela erguem-se algumas casas, colocadas todas em um belo local, que é devassado ao longe. Tendo essa delineada povoação a proteção do importante lavrador e virtuoso cidadão Major Mathias Antonio Moinhos de Vilhena é de crer-se que dentro em pouco tempo tome grande incremento e importância”.
Logo, o povoado passou a ser denominado Nossa Senhora da Conceição de Ponte Alta e mais famílias começavam também a imigrar para o Sul de Minas, rota do escoamento de ouro – já decadente no período – e área de desponte para agricultura. Trabalhadores vinham para cuidar das lavouras de fazendeiros da Campanha, Varginha, Eloi Mendes, São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações.

Com o advento da cafeicultura e o fortalecimento da economia agrícola da região, o Sul de Minas se desenvolveu bastante neste período. As fazendas viraram destinos de grupos, principalmente italianos tentando escapar da crise que assolava a Europa no final do séc. XIX. Dentre as primeiras famílias que atracaram na costa brasileira e rumaram para o povoado em busca de melhores condições de vida estão Totti, Lenzi, Pagano, Salotti, Baldin, Ciscon, Belato, Zanin, Pierrotti e Caovila.
mapa 1920Em 1896, foi instituído, pela Câmara Municipal de Campanha, o povoado de Ponte Alta e para o cargo de oficial do distrito foi nomeado Antonio Salotti. Com o desenvolvimento da comunidade que se instalava nas terras do povoado, o Presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, promulgou em 1911 a lei que criou o Distrito de Paz de Nossa Senhora da Conceição de Ponte Alta, que viria a ser instalada apenas em 1916 sob os seguintes domínios:
“Começam as divisas deste município com os de Eloy Mendes e São Gonçalo do Sapucaí, na barra do ribeirão Barreto com o de São Domingos, com a que vem do Barreiro e daí segue São Domingos acima nas antigas divisas até o alto da serra de Santa Luzia, pelo espigão desta serra vai até o rumo da cabeceira do córrego dos Patos; por este abaixo até frontear as cabeceiras do córrego do Tijuco Preto e por este abaixo até encontrar as divisas do município Eloy Mendes, por onde vai a estrada, até o ponto de partida.”
sulmineira_eletrA energia elétrica começou a ser gerada em 1920 com a instalação de uma pequena usina na fazenda do proprietário Adamo Caovila – a Companhia Sulmineira de Eletricidade assumiu o fornecimento de energia em 1927.
A reforma da capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1926, deixou evidente a necessidade da construção de uma igreja para atender a demanda da população devota da padroeira do povoado. A capela foi demolida para ceder espaço à igreja Matriz, cuja pedra fundamental foi lançada por Dom João de Almeida Ferrão, bispo da diocese de Campanha, em novembro de 1927. O projeto definido por Agustinho Frisotti determinou dimensões de 37m de comprimento, 18m de largura e 30,5 de altura.
Ponte Alta foi elevada à categoria de vila pelo decreto-lei 311, de 2 de março de 1938 e a paróquia foi criada em 1941, pelo decreto de 27 de setembro, assinado pelo Padre José do Patrocínio Lefort.
A denominação de Nossa Senhora da Conceição da Ponte Alta mudou para Monsenhor Paulo, por sugestão do padre José Divino da Silva, como homenagem ao primeiro padre a dar assistência aos fiéis do vilarejo.
Em 1948, foi criado, pela Assembleia Legislativa, através da Lei 336, de 27 de dezembro, sancionada pelo governador Milton Campos, o município de Monsenhor Paulo, desmembrado do município da Campanha. Em 6 de março de 1949, foi realizada a eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, sendo eleitos, pelo PSD, o prefeito Joaquim Santiago Pereira e o vice-prefeito Luiz Tavares que tomaram posse em 20 de março do mesmo ano.
mons_paulo_1950Para a primeira câmara foram eleitos, pelo PSD, os vereadores Altamiro Ferreira Mendes, presidente; Archimedes Coli, vice-presidente; José Galdino Silveira, secretário; Virgilio Caovilla; Pedro Totti; José Martins dos Santos e Felippe dos Santos Pagano; pela UDN, os vereadores Eloi Xavier da Silva e Djalma Pereira.
Segundo dados do recenseamento geral de 1950 do IBGE, Monsenhor Paulo tinha, na época, 5695 habitantes. Atualmente, com dados do Censo de 2010, são 8.161 habitantes, sendo a maioria de população masculina [57,1% homens e 42,9% mulheres]. [mais dados da cidade no site do IBGE]
Monsenhor Paulo Emílio Moinhos de Vilhena
mons_paulo_vigario_mini1Nascido em Campanha, aos 12 de junho de 1847, Paulo Emílio Moinhos de Vilhena era filho do Major Mathias Antonio Moinhos de Vilhena e de Escolástica Joaquina de Oliveira Carvalho. Iniciou os estudos em Campanha e, com 19 anos, foi para o Seminário de Mariana. Na manhã de 4 de junho de 1871, no Santuário do Caraça, recebeu as ordens sacerdotais das mãos de Antonio Ferreira Viçoso, Dom Viçoso, Bispo da Diocese de Mariana.
Retornando para sua cidade natal, iniciou sua vida sacerdotal como coadjutor do vigário da Campanha. Em suas ações sacerdotais pela região, o Padre Paulo atendia a zona rural e, a cavalo, visitava as fazendas até a capela de Ponte Alta, na propriedade do próprio pai, na fazenda Conceição.
A assistência espiritual e social junto às comunidades priorizava os mais humildes. A castidade e a caridade eram suas principais virtudes, que se seguiram até a morte, em 6 de janeiro de 1926. Ele faleceu na casa da sobrinha e sepultado no cemitério da Campanha. Em 8 de dezembro de 2005, em comemoração ao dia da cidade, em homenagem ao patrono, os restos mortais foram transferidos para o cemitério de Monsenhor Paulo.



O acesso mais fácil à cidade é pela BR 381 e, na altura do km 774, pegar a MG-BR 267, sentido Monsenhor Paulo, por 14km. O município faz divisa com as cidades de Campanha, São Gonçalo do Sapucaí, Cordislândia e Varginha.


Centro de eventos 


1° Encontro de Motociclistas .


Video escolhido do you tube - canal do MegaZEAUGUSTO - melhor video .

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tragédia em Minas - Mariana á Linhares



O que está acontecendo em minas é uma calamidade , milhôes de pessoas seram afetadas,  a próxima vez que colocar alguma bandeira no seu perfil  do facebook  coloque a de minas. 


A tragédia é maior do que a gente imaginava, veneno na água  se já não bastasse a crise econômica .
Infelizmente, o BRASIL ainda não sabe o que está acontecendo aqui em Minas Gerais. Os veiculos de "des-informação" continuam omitindo fatos e numeros importante para amenizar a tragédia. Sugiro que aqueles que tem amigos virtuais em outras cidades, estados e paises, informem melhor e alertem o Brasil de que são centenas de milhares de pessoas afetadas pelo fato. Toda a economia dos municípios está comprometida. As escolas suspenderam as aulas, a agricultura está comprometida, porque não tem chuva, o comércio já quase parou, pois não tem água, nem para os banheiros; bares e restaurantes estão adotando material descartável para servirem, mas não existem panelas descartáveis e essas precisam ser lavadas.A construção civil também foi afetada; não há água para o banho das pessoas. Hospitais e asilos, presídios e serviços essenciais estão sendo abastecidos por caminhões pipa, que precisam ir a outros municípios para se abastecerem de água, o que está onerando os cofres públicos com o alto consumo de combustível - isso quando conseguem passar pelas estradas 
bloqueadas pela manifestação de caminhoneiros.

O Rio Doce, um dos MAIORES DO BRASIL, está morto! As populações, desde Mariana-MG até Linhares-ES (e depois no Oceano Atlântico) estão sofrendo as consequências do que talvez seja a maior tragédia ambiental, ecológica, econômica, hídrica, já ocorrida no pais. E as consequencias serão sentidas por muitos décadas. Somente em Governador Valadares são 260 mil pessoas afetadas. Alguém já imaginou uma cidade de 260mil pessoas totalmente sem água? E o pior: a água está correndo no Rio Doce, mas completamente envenenda por arsênio, mercúrio e outros metais.
Todos - eu disse todos - os peixes morreram envenendos e já se pode sentir o "cheiro" a kms de distância. Esse é o quadro que o BRASIL precisa saber. Divulguem para que outras tragédias possam ser evitadas. Talvez a próxima seja a dos lixões, ou das enormes pastagens que avançam derrubando as florestas, ou quem sabe, as imensas lavouras de soja??? Informem, manifestem a indignação pacífica, sem revolta ou violência. Chega de violência contra povo Brasileiro, menos ganância, é o que precisamos. Obrigado por me ler! É apenas o desabafo de um Valadarense, mineiro, brasileiro e ... ser humano.

Bento Rodrigues 




quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Perdões" Final de ano

Pra divertir  : aqui está os lugares  com música ao vivo


No bar do Bar do Jacinto , com Nivaldo Azevedo, Auxiliadora, Digao Carvalho

















Em Perdões MG, musicando no feriado do dia 12/10.



é só o que temos !





terça-feira, 20 de outubro de 2015

Oliveira - MG - da Série Cidade de Minas

Mais uma rota em mais um evento nesta cidade linda onde vive este povo acolhedor em minas . Oliveira. Latitude: -20.6971 // Longitude: -44.8278  á  69km de Perdões -MG.





PRIMÓRDIOS Oliveira é filha duma encruzilhada. O que equivale a dizer que ela é filha da sua própria geografia: um entroncamento de caminhos provocou, pelo romércio e pelo cultivo do solo. o aparecimento do lugar. É uma das poucas cidades mineiras, cuja fundação não se liga à presença do ouro ou de gemas preciosas. Situada no Oeste mineiro, na zona do Campo ou Serra Acima, ocupa sua área territorial a acidentada região entre as primeiras vertentes do rio Grande, ao Sul. e as do São Francisco, ao Norte. Pela sua situação geográfica, tornou-se, sobretudo no ciclo do ouro, a travessia obrigatória de quantos demandavam as ricas regiões goianas, para onde os feitos de sertanistas como Castanho Taques, Anhanguera e Fróis canalizaram logo um verdadeiro oceano de gente ávida de riquezas. Antes, porém, de traçarmos as primeiras tentativas de colonização do município, cumpre-nos dizer algo da sua pré-história. Nesta, procuraremos saber quais os seus primitivos habitantes indígenas, qual o primeiro homem branco a pisar o seu solo, como se abriram os primeiros caminhos do Oeste, qual foi o destino civilizador desses caminhos — até atingirmos a história oliveirense propriamente dita, que começa com os primeiros colonizadores desta região.




Evento que destaca a cidade  junto com seu município chamado morro do ferro.
Veja o video. abaixo :


.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

De volta á 1987 - Perdões MG " Série bons tempos "

Especial anos 80


                                          

Video   







Video     


Falando em anos 80 meus amigos olha só o video que encontrei  não da saudades? Uma época dançante com música de qualidade onde todo mundo ia aos bailes e quando voçê conceguia beijar alguêm nossa  . . . . .




1986 - A  seleção perdia a copa 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Da Série Cidades de Minas - Guapé

Um lugar lindo á 144 km de Perdões . . . 






O lago que hoje rodeia a cidade proporciona uma vista bastante agradável e um clima ameno. A pratica de esportes náuticos, turismo, pesca (autorizada) é frequente, principalmente em tempos quentes. O lago é um convite para banhistas e para passeios de lancha, barcos. Alguns acessos há cidade é feito através de balsas, o que faz da viagem a Guapé se tornar emocionante desde o inicio. A pratica esportes radicais como o rapel e vôo livre no município se tornou frequente, onde foi realizado em 2007 o primeiro Campeonato Brasileiro de Acrobacias, o 1º Brasilacro de Parapente onde reuniram pilotos de varias partes do Brasil e da América do Sul. O eco-turismo é uma das grandes atrações, com trilhas, riachos, cachoeiras e a própria mata nativa que preserva a fauna e a flora de nossa região. As principais cachoeiras e riachos são Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Macuco, Cachoeira do Garimpo, Cachoeira do Capão Quente, Cachoeira da Água Limpa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Lobo, da Volta Grande, dentre outras. O município oferece uma ótima e conceituada estrutura hoteleira com belas pousadas e hotéis as margens do lago. Sem falar da tradicional comida mineira que é servida nos restaurantes da cidade.






                                          

            Debaixo d'água a antiga Iguapé . . .



Em 7 de setembro de 1923, o então governador de Minas Gerais Raul Soares de Moura assina a Lei nº 843 que desmembra o distrito de São Francisco do Rio Grande do município de Dores da Boa Esperança emancipando e passando a se chamar Guapé, que é, na língua indígena, é uma planta aquática conhecida também como "Caminhos nas águas" que recobre a superfície dos lagos e rios com suas folhas, formando uma espécie de tapete verde.
Com a referida Lei, os distritos de Capitólio e Araúna são desmembrados do município de Piumhi e incorporados ao município de Guapé.
Em 3 de fevereiro de 1.924 é instalado o município de Guapé.



 1° Encontro de Motociclistas de Guapé-MG  -MC  Feras do Asfalto                                                     




terça-feira, 1 de setembro de 2015

Da série " Cidades Vizinhas de Perdões" Cana Verde - MG

Hoje dia 01/09/2015   Cana Verde Faz  Aniversário, 52 anos  sempre  bonita a cidade que quem vizita se apaixona,antigamente um município de Perdões hoje uma cidade que abraça o progresso  e como se diz o hino  : Cana Verde é cidade verdejante que abraça a natureza florecendo o dia á dia . . .













                 Feliz aniversário Cana Verde Minas Gerais.

  Comemoraçõee com o 2° Encontro de Motociclistas e mais atualizando . . . .